Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Olá! Faz tempo que você quer começar a investir e não tem coragem? Neste artigo eu te mostro em detalhes 3 ótimas oportunidades para ficar rico com investimentos seguros.
O assunto é muito interessante e interfere diretamente no seu bolso.
Então, se você quer ganhar uma grana investindo, é melhor ler este artigo até o final, porque você não irá se arrepender!
- INVESTIMENTOS: ERROS DE UM INICIANTE
- PASSOS PRÉ INVESTIMENTO
- ESCOLHENDO INVESTIMENTOS SEGUROS E MAIS RENTÁVEIS
Sumário
INVESTIMENTOS: ERROS DE UM INICIANTE
Antes de começar a investir, muitas pessoas procuram por investimentos com rentabilidade bem alta em curto prazo. No entanto, encontrar um investimento assim é um pouco difícil e bastante arriscado.
Um exemplo disso é o mal investimento em ações da Bolsa de Valores. Nessa busca por valores altos em pouco tempo, vários Traders pensam ter achado oportunidades para ficar rico, mas perdem tudo. Certamente, isso ocorre pelos seguintes fatores:
- NÃO TER PACIÊNCIA
- DEIXAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO DE LADO
- ACHAR QUE SABE TUDO
- NÃO USAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
- PENSAR QUE O CURTO PRAZO É A MELHOR OPÇÃO
Mas para que você não seja afetado por isso e possa investir o seu 13°, remuneração das férias e abono salarial, ou mesmo a PLR, sem medo, eu o ajudarei a entender a importância de um investimento para a sua vida e qual é o mais indicado para você.
Então, não se preocupe e venha comigo, porque vou te oferecer oportunidades para ficar rico. Esse conhecimento você levará para o resto da sua vida.
POR QUE NÃO APROVEITAR PARA INVESTIR O 13°, AS FÉRIAS E ABONO SALARIAL?
Não há nada melhor do que ver aquele dinheiro que você tanto suou caindo na sua conta bancária. Imagine que férias esplêndidas você poderia ter e os presentes que você poderia comprar para a família na época natalina.
Com certeza, essa é uma imagem memorável. Entretanto, você não pode se dar a este luxo, pelo menos não agora. Sabe por quê? Pode deixar que eu irei te explicar.
Vamos dizer que você está de férias agora. Esse é o momento ideal para relaxar e passear. Daí você viaja, parte para um cinema, compra um celular para o filho e antes de chegar no mês seguinte, você já torrou tudo.
E agora? Como passar o próximo mês? Essas são as perguntas mais comuns que as pessoas se fazem e tenho quase certeza que você já se fez elas também.
Talvez agora você tenha entendido melhor o que eu quis dizer com “não se dar ao luxo”. E que tal eu te contar o que aconteceria se você investisse uma parte do que recebeu?
Basicamente, aconteceria o seguinte:
- Sobraria dinheiro para o próximo mês;
- Você não ficaria com dívidas;
- O seu dinheiro não sumiria;
- Você se sentiria mais tranquilo e seguro para pagar as contas e sair para passear;
- Você sempre teria um dinheiro para emergências.
Pois é. Com tantos benefícios da até mais vontade de investir, não é? Com certeza, não existe momento melhor para investir do que quando você recebe o décimo terceiro salário, a remuneração das férias e o abono salarial.
PASSOS PRÉ INVESTIMENTO
Para que você possa investir o seu dinheiro de forma inteligente e conseqüentemente ter retorno, é necessário ter um bom planejamento financeiro, dentre outras coisas.
Portanto, você deve se atentar aos passos a seguir, porque eles devem ser executados antes de investir.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARTE 1
Agora é a hora de você colocar todas as cartas na mesa. O ideal para planejar melhor a sua vida financeira é saber quais são os valores das suas contas (por mês) e dívidas (se tiver), e o quanto você recebe.
Faça uma pequena conta: subtraia do seu salário por mês o valor da soma de suas contas ou dívidas mensais.
Desse modo, você consegue identificar se sobrará dinheiro e se este poderá ser investido sem afetar o seu estilo de vida.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARTE 2
Nesse planejamento, você deve incluir medidas como corte de gastos desnecessários, poupar dinheiro e realizar aportes mensais.
Os aportes mensais se referem a uma quantia mensal que você insere no seu investimento, ou seja, é uma quantia fixa que você estabelece para investir todo mês, visando o aumento dos seus ganhos.
Então, defina um valor fixo para fazer os seus aportes e nunca deixe de fazê-los.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARTE 3
Além dessas medidas citadas acima, é de suma importância que você tenha objetivos claros em mente e que sejam direcionados para curto, médio e longo prazo.
Quando você tem objetivos e metas, fica muito mais fácil focar no que realmente importa e deixar de lado o desejo de sair gastando o seu precioso dinheiro.
Em outras palavras, isso quer dizer que quando você sabe da importância dos seus objetivos, você consegue passar mais facilmente pelos obstáculos presentes em seu caminho.
CONHEÇA BEM OS TIPOS DE INVESTIMENTOS
Atualmente, existem diversos tipos de investimentos, que por sua vez se subdividem em duas categorias:
- INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA: São aplicações em títulos públicos que podem ser ofertados por Bancos, Corretoras e outros. Estes possuem rentabilidade menor se comparados com a Renda Variável e são considerados mais seguros.
- INVESTIMENTOS EM RENDA VARIÁVEL: São investimentos presentes na Bolsa de Valores e possuem alta rentabilidade.
ESCOLHENDO INVESTIMENTOS SEGUROS E MAIS RENTÁVEIS
Dentre estas duas categorias, a mais indicada para quem está iniciando e não quer se arriscar é a Renda Fixa – até porque, já foi mais do que comprovado que investimentos nesse tipo de renda são mais do que seguros.
Por isso, é imprescindível que você saiba quais são os tipos de investimentos na Renda Fixa que te favorecerão mais nesse momento em que você “esbanja” dinheiro.
INVESTIMENTOS SEGUROS – 3 OPORTUNIDADES PARA FICAR RICO NA RENDA FIXA
1 – TESOURO DIRETO (SELIC)
O Tesouro Direto Selic é um título público emitido pelo Governo. Nesta modalidade de Renda Fixa, você empresta dinheiro para o Governo e o mesmo devolve-lhe o valor acrescido dos juros.
Vantagens:
- Você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento;
- Rende mais que a poupança;
- Bom para emergências;
- Títulos a partir de R$100,00;
- Investimento seguro.
2 – CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa, onde você empresta dinheiro para os Bancos em troca do valor acrescido dos juros.
Vantagens:
- Tem a Garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para valores de até R$250 mil;
- Boa rentabilidade a longo prazo;
- Bom para emergências (se for um CDB com Liquidez Diária);
- Rende mais que a poupança.
3 – LC
A Letra de Câmbio (LC) é muito parecida com o CDB. A diferença entre ambos é que a primeira consiste em emprestar dinheiro para Instituições Financeiras (que não são Bancos).
Vantagens:
- Investimento de baixo risco;
- Tem a garantia do FGC;
- Taxa de rendimento maior se comparada ao CDB e Poupança.
4 – LCI E LCA
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos de Renda Fixa que consistem no financiamento dos setores: Imobiliário e Agronegócio.
Vantagens:
- Investimentos seguros;
- Não são tributados pelo IR (Imposto de Renda);
- Rendem mais que a Poupança;
- Bons para diversificar a carteira de investimentos;
- Ambos têm garantia do FGC.
CONCLUSÃO
Na caminhada para manter uma vida financeira equilibrada muitas pessoas se perdem e desistem por encontrar alguma dificuldade.
A verdade é que se você pensa que nunca cometerá erros antes de conseguir um acerto nos seus investimentos, está profundamente enganado.
Nós só aprendemos e conseguimos passar por obstáculos após errar. E por mais que você escolha o investimento ideal, faça aportes, corte gastos e poupe, sempre haverá dificuldades.
Por isso, eu aconselho você para que corra atrás do conhecimento e não se sinta mal ou desmotivado pelos contratempos e problemas que surgirem.
Mesmo que os percalços te atrapalhem, pense neles como oportunidades para ficar rico.
Logo, o meu último conselho é que você continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade e continuar progredindo para garantir o seu sucesso financeiro.
Leia também:
- 7 Top Dicas para sair das Dívidas e Virar um Investidor
- 8 Melhores Aplicativos que te geram Renda Extra
- 6 Mega Dicas de Economia pro seu Orçamento
PALAVRAS-CHAVE: investir com segurança, tipos de investimento, renda fixa, renda variável, planejamento financeiro.
Link permanente