Plante em Casa e tenha uma Renda-Extra

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você está interessado em uma renda extra e gosta de uma hortinha, que tal usar seu tempo livre para uma atividade prazerosa em casa e que ainda dá pra faturar um dinheiro extra!

Basta um pequeno pedaço de terra ou até mesmo uns vasos para plantar frutas e legumes que são bastante requisitados na vizinhança.

Para você que chegou até aqui procurando o que plantar para ganhar dinheiro, mas quer algo com baixo investimento, poderá se aventurar com os cuidados de uma horta.

É isso mesmo, as hortas caseiras estão super em alta e podem gerar bons ganhos se você produzir um alimento de qualidade e totalmente orgânico, afinal as pessoas estão cada vez mais procurando consumir esse tipo de alimento.

Então aproveite as suas terras para começar produzir através de uma horta.

chu tai 121706 unsplash - Plante em Casa e tenha uma Renda-Extra

Da para começar de forma pequena e ir crescendo ao longo do tempo, então é possível cultivar tomate, alface, coentro, cebolinha, rúcula, melancia, abobora, plantar pepino, pimentão e uma diversidade de outras coisas.

 

O lado bom desse tipo de negócio, é que você pode começar com pouco dinheiro e da para vender sua produção de porta em porta, fornecer para sacolões, feiras livres, montar uma quitanda de frutas e verduras ou mesmo entregar diretamente para restaurantes.

Sumário

Pesquisa de Mercado para uma Horticultura

Mesmo que muitas pessoas estejam optando por uma alimentação mais saudável, ainda existem muitas que preferem não incluir as hortaliças em seu cardápio.

Por isso é de extrema importância que seja realizada uma pesquisa de mercado antes de começar sua horticultura.

Entre os fatores que devem ser analisados estão à disponibilidade de um público-alvo que esteja disposto a comer bastante hortaliça.

Além disso, é preciso estudar a concorrência e saber se existem muitas horticulturas na região para que a demanda possa ser aproveitada.

thomas rehehauser 49045 unsplash - Plante em Casa e tenha uma Renda-Extra

Estrutura da Horticultura

Depois de realizar uma pesquisa de mercado e saber a quantidade de público-alvo, assim como a de concorrentes na região, você terá uma base de quanto precisará produzir para suprir toda a demanda do local.

É importante chegar a um consenso de um espaço ideal para a sua horticultura, uma vez que este tipo de alimento estraga facilmente e não pode ser armazenado.

É preferível que escolha um terreno menor do que um maior para a sua produção, pelo menos quando estiver no início de seu novo negócio.

Com o tempo, poderá ver como aumentar o seu terreno ou até mesmo comprar outro para conseguir uma produção maior, mas antes é interessante ver se os dados coletados em sua pesquisa de mercado realmente condizem com a realidade.

Calcule a estrutura do terreno de acordo com a quantidade de público-alvo a ser atingido e da quantidade de horticulturas que já existem na região.

Depois é só fazer o cálculo a de quantas pessoas ainda estão disponíveis para consumir o seu produto. Após isso, busque informações sobre a quantidade de hortaliças que consegue implantar a cada metro quadrado de um terreno, de acordo com o tipo de hortaliça que irá trabalhar.

Planejamento da Produção de Horticultura

Planejar a sua produção de horticultura é a melhor forma de evitar possíveis imprevistos e de prever com mais exatidão os seus lucros. Veja algumas formas que ajudam no planejamento do negócio.

Rotação de Cultura com os seguintes alimentos:

  • Solanáceas: tomate, berinjela, jiló, batata e pimentão;
  • Cucurbitáceas: pepino, chuchu, melão, moranga, abóbora e melancia;
  • Crucíferas: nabo, rúcula, repolho, mostarda, couve-flor, brócolis, agrião e couve;
  • Liláceas: cebolinha, aspargo, alho-poró e cebola;
  • Umbelíferas: funcho, aipo e cenoura.

Neste tipo de horticultura, com o rodízio de plantas nos canteiros, o solo deve ser alternado entre frutos, raízes e folhas, sendo necessário até mesmo diferenciar a mesma família para aproveitar ao máximo os nutrientes do solo.

O uso de plásticos durante o cultivo pode aumentar a produtividade e até antecipar a colheita, reduzindo a aplicação de agrotóxicos e adubação.

Mesmo assim não pode deixar de existir a ventilação, pois ela é fundamental a para o crescimento das hortaliças. O método de irrigação mais eficiente é o gotejamento.

Fatores que influenciam a Horticultura

stella de smit 977346 unsplash - Plante em Casa e tenha uma Renda-Extra

Mesmo que seja feito um bom plano de negócios e uma pesquisa de mercado completa, é preciso estar ciente que este tipo de negócio possui alguns fatores externos que influenciam a horticultura. Os principais são:

1. O Clima Da Região

Assim como nas demais atividades que envolvem a agricultura, a horticultura é influenciada pelo clima da região, bem como das épocas de chuva ou seca.

Por isso que é preciso estar ciente da região que fará o cultivo das hortaliças e das possibilidades de alterações no clima durante o ano.

2. Sazonalidade

A sazonalidade do clima ou do tipo de alimento influencia bastante na produção, já que algumas hortaliças têm uma produção maior em determinadas estações do ano e em outras, não.

Estude sempre cada tipo de hortaliça que irá cultivar para não ser pego de surpresa com o fator de sazonalidade.

3. Tipo De Solo

É importante conhecer todas as características do solo que irá utilizar para o cultivo da horticultura. Características como aspectos químicos, biológicos, físicos e topográficos são importantíssimos para uma boa colheita.

4. Ataque De Pragas

As pragas podem estar presentes em diversas plantações e é preciso ficar atento a qualquer ataque.

Cuidado para não exagerar na quantidade de agrotóxicos e contaminar o alimento, mas procure sempre tomar as devidas precauções para manter as pragas o mais longe possível de sua horta.

5. Falta De Padronização Do Produto

Por mais que você utilize as mesmas sementes e os mesmos produtos na produção e das hortaliças, não há como ter um padrão definido, sendo que algumas folhas saem mais escuras e outras mais claras, algumas maiores e outras menores, e assim por diante.

Lógico que estes são apenas alguns dos fatores externos que influenciam a horticultura. Porém não é preciso desanimar, já que todo negócio está sujeito à influência de outros fatores que não estão ao alcance do empreendedor.

A melhor alternativa, neste caso, é realizar o melhor planejamento possível e cuidar para que o controle de sua horta seja detalhado e feito de forma correta e para que qualquer ameaça externa seja solucionada o mais rápido possível e garanta uma boa renda-extra ao seu orçamento.

(Visited 159 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.